ACUPUNTURA

A acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, para obter efeito terapêutico em diversas condições.

Surgiu na China, há aproximadamente 4.500 anos, e apesar de tão antiga, continua evoluindo. Pesquisas ciêntificas 

contribuem para maior compreensão da acupuntura, mostrando suas ações no sistema nervoso, neuroendócrinológico, grande eficácia nos sistemas alérgicos e imunológicos. Há muitos resultados que comprovam o exito no tratamento de asma, sinusite, rinite, enxaquecas, depressão, insonia, dores e problemas na coluna e nas articulações, dores crônicas, fibromialgia, estética entre vários outros. 

A medida que foram sendo identificados os meridianos nos quais flui o chi (energia vital), foram se descobrindo pontos de estimulaçao desses meridianos. Os pontos e meridianos além de estimulados pelas agulhas, podem ser estimulados por outros tipos de técnicas, como dedos (acupressão) caracterizando distintas variantes da técnica de massagem chinesa (tui na, shiatsu, do-in); stipers; ventosas; pelo 

aquecimento promovido por moxa; laser. Uma consulta baseada no modelo tradicional chinês pode 

levar de vários minutos a algumas horas. O terapeuta questiona vários aspectos da vida incluindo, expressão das 

emoções, a alimentação, hábitos e costumes, além de observação do pulso e da língua.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, o tratamento da acupuntura, visa a normalização do fluxo de chi nos 

meridianos. Segundo a teoria da acupuntura, todas as estruturas do organismo se encontram em equilíbrio. Caso 

haja algum desequilibrio, aparecerá a doença. A acupuntura visa, através de suas tecnicas e procedimentos reestabeleceresse equilibrio, trazendo uma melhora ao paciente.